O Comando Marítimo Aliado da OTAN (MARCOM, na sigla em inglês), comando central de todas as forças marítimas da aliança, publicou na quarta-feira (3) imagens que supostamente mostram um submarino russo navegando na superfície do mar Báltico, onde foi avistado pela aeronave de patrulha.
O MARCON não especificou onde no Báltico, ou quando, o submarino foi visto.
No entanto, na quinta-feira (4), o pesquisador de código aberto Evergreen Intel, citando dados de rastreamento de voo de 26 de junho, disse que um P-3C designado para a Força Aérea de Portugal estava operando sobre águas ao norte da Polônia e a sudeste da ilha dinamarquesa de Bornholm, relata a Newsweek.
O submarino mostrado nas imagens térmicas e coloridas parece ser um de ataque diesel-elétrico da classe Kilo aprimorado. A embarcação — construída pela primeira vez para a Marinha soviética na década de 1980 — apresenta designs aprimorados de silenciamento, propulsão e automação.
Os submarinos do projeto 636 de Moscou podem disparar mísseis de cruzeiro Kalibr com capacidade nuclear e são capazes de conduzir ataques de longo alcance.