Os exercícios têm como objetivo trocar melhores práticas e estabelecer as bases da cooperação entre a Minsk e Pequim para o treinamento conjunto de tropas.
"Militares do Exército de Libertação Popular [ELP] chegaram em Belarus. Os soldados participarão de um exercício conjunto de contraterrorismo que ocorrerá de 8 a 19 de julho", disse o ministério em um comunicado.
Na quinta-feira (4), no âmbito da cúpula da Organização para Cooperação de Xangai (OCX), o presidente chinês Xi Jinping disse que acredita que as relações China-Belarus continuarão a se desenvolver de forma saudável e com grandes avanços sob os esforços conjuntos de ambos os países, relatou a CGTN.
Observando as duas visitas do presidente Aleksandr Lukashenko à China em 2023, Xi disse que ele e Lukashenko elaboraram em conjunto um novo projeto para desenvolver uma parceria estratégica abrangente entre os dois países.
Xi também parabenizou Belarus por se tornar um membro pleno da OCX na 24ª Cúpula do Conselho de Chefes de Estado da OCX.
Em resposta, o presidente belarusso disse que Minsk apoia a Iniciativa de Desenvolvimento Global, a Iniciativa de Segurança Global e a Iniciativa de Civilização Global propostas por Xi, assim como apoia o consenso de seis pontos sobre a solução política da crise na Ucrânia proposto conjuntamente por China e pelo Brasil.