"Mísseis Storm Shadow/SCALP continuam sendo minuciosamente examinados. Agora foi desmontado o equipamento de controle, incluindo unidades, servomotores, guiadores e vários elementos estruturais. Esse material fornece controle objetivo do sistema de trajeto de mísseis, possíveis sistemas antiaéreos para melhor combater esses alvos", disse o interlocutor da agência.
Segundo ele, atualmente está sendo realizada uma análise detalhada dos circuitos detonadores e construções de unidades de combate.
"Esse é o trabalho de desarmamento necessário. Para transportar essas unidades de combate e destruí-las fora das áreas povoadas", acrescentou o engenheiro.
Storm Shadow é um míssil de cruzeiro aerotransportado de baixa visibilidade. Ele é lançado a partir de aeronaves. O alcance é de 250 a 560 quilômetros, dependendo da modificação. O míssil foi desenvolvido em conjunto pela França e pelo Reino Unido (denominado SCALP na França e produzido pela MBDA). As Forças Armadas ucranianas têm usado o Storm Shadow desde o ano passado.