O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) apontou que a economia do Brasil registrou um crescimento de 0,25% em maio, na comparação com o mês anterior.
Já na comparação com o mesmo período do ano passado, o indicador apontou um crescimento de 1,3%, enquanto no acumulado do ano a alta é de 2,01%.
O IBC-Br é uma metodologia divulgada mensalmente, que acompanha a evolução da atividade econômica no país e é um dos sinalizadores do PIB, que reflete um quadro mais abrangente.
Além disso, os dados são usados como referência do Banco Central para a definição da taxa básica de juros (Selic), atualmente em 10,5% ao ano.
Mercado financeiro prevê inflação controlada
O Banco Central também divulgou o boletim Focus, que traz a expectativa do mercado financeiro de inflação controlada neste ano. Conforme o levantamento, a estimativa do indicador em 2024 passou de 4,02% para 4%, enquanto no próximo ano houve um ligeiro aumento, passando de 3,88% para 3,9%. De acordo com o relatório, é a primeira vez no ano que há uma redução na expectativa inflacionária do país.
Os analistas também esperam um aumento do PIB em 2,11%, além da manutenção da taxa de juros em 10,5% até o fim do ano.