De acordo com um artigo do Politico, a tentativa de assassinato de Donald Trump levou alguns diplomatas a preverem que o republicano provavelmente vencerá as eleições presidenciais e que mais violência política está a caminho nos Estados Unidos.
"O tiroteio torna mais provável a vitória eleitoral de Trump. [...] Isso o impulsiona poderosamente”, admitiu um alto funcionário europeu, enquanto um africano previu que o magnata "selou a sua vitória", disse um diplomata latino-americano ao Politico.
Segundo o veículo norte-americano, embora estes diplomatas estejam cientes de que ainda faltam quatro meses para as eleições e que poderá haver grandes oscilações, a verdade é que antes do ataque, Trump já parecia um candidato mais forte devido à fraqueza do atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o que pôde ser visto durante sua atuação no primeiro debate presidencial.
Embora haja republicanos e democratas apelando à calma e à unidade nacional após o incidente no comício de Trump, as autoridades estrangeiras estão cada vez mais convencidas de que a violência política nos Estados Unidos é algo que se deve esperar, e não surpreender.