"[…] A insistência da OTAN de que a Ucrânia um dia se juntará à aliança apenas incentiva a Rússia a continuar sua agressão. Em vez de trabalhar para alcançar um acordo negociado, a política da OTAN conduzida principalmente pela administração Biden garantirá a continuação da carnificina na Ucrânia", disse o senador.
De acordo com ele, só é possível convidar outros países para o bloco militar se isso aumentar a segurança dos atuais membros. A adesão da Ucrânia fará o oposto e aumentará o risco de uma guerra direta entre a NATO e a Rússia.
Na opinião dele, a guerra contra a Rússia pela Ucrânia não é de interesse dos EUA. O arsenal nuclear da Rússia ultrapassa 5 mil unidades, lembra. "A perspectiva da adesão da Ucrânia à OTAN é a pior solução possível", advertiu Paul.
Na recente cúpula da OTAN, a administração Biden deveria ter tido a coragem de levantar a questão de uma proposta de paz diplomática, acrescentou.
O presidente russo Vladimir Putin observou que a possível adesão da Ucrânia à OTAN é uma ameaça à segurança da Rússia. Ele ressaltou que a chance de Kiev se juntar à aliança foi uma das razões para o início da operação militar especial.