Mundioka

Quênia: entre a crise e a OTAN

A população queniana vem enfrentando uma série de protestos contra um projeto de lei de finanças proposto pelo presidente William Ruto, que inclui novos impostos. Apesar da retirada da medida, houve mais manifestações no país, contidas com o uso de gás lacrimogêneo e balas de borracha pela polícia.
Sputnik
Além disso, o país ainda se recupera das enchentes devastadoras ocorridas em maio, que causaram centenas de mortes e deixaram milhares de desabrigados. Os EUA estão de olho no país e o designaram como importante aliado não OTAN, sendo o primeiro país da África Subsaariana a receber a designação.
O que isso significa? Qual é a importância geopolítica do Quênia? Por que a OTAN tem interesse na região? Para conversar sobre esse tema, Melina Saad e Marcelo Castilho convidam Franco Alencastro, mestre em relações internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e responsável pelo podcast 54 países, que aborda temas geopolíticos das nações africanas; e Iuri Gomes, professor de língua inglesa, pesquisador sobre a literatura do Quênia e mestrando em estudos linguísticos e literários em inglês pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP).
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar