Um exercício de resgate e segurança marítima foi iniciado no mar Cáspio com a participação de navios russos e iranianos, anunciou na segunda-feira (22) o porta-voz do exercício à agência iraniana Mehr.
"Esse exercício está sendo realizado no mar Cáspio, pela primeira vez, por iniciativa do Irã. Para isso, um navio russo [SB-45] entrou nas águas territoriais do Irã ontem e foi realizada uma reunião de coordenação. Hoje é realizada a […] fase marítima do exercício", disse o capitão Abbas Hasani.
De acordo com a Mehr, as unidades participantes treinarão habilidades de combate a incêndios, resgate e transporte de vítimas por helicóptero e, também, tiro em alvos aéreos e marítimos.
Segundo a agência iraniana ISNA, unidades navais e aéreas das forças da Marinha do Irã, incluindo os barcos de mísseis Paykan, Joshan, Darafsh e Separ, dois helicópteros Agusta-Bell AB212, a embarcação Shahid Basir, do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês), e navios do comando marítimo das forças policiais do país participarão do exercício, que será supervisionado por representantes dos países que têm acesso ao mar Cáspio.