O estudo detalha um submarino com uma arma de laser de estado sólido da classe megawatt instalada em sua seção do meio, capaz de permanecer submerso enquanto levanta um "mastro optoeletrônico" retrátil para disparar em satélites antes de submergir em profundidade, escreve The South China Morning Post.
Armas a laser de submarinos podem aperfeiçoar as capacidades de defesa e expandir o alcance das missões que podem ser realizadas. Este estudo apresenta o avanço da pesquisa de armas a laser, delineando o desenvolvimento e aplicação dessas armas nos EUA, e propõe os requisitos para sua instalação em submarinos.
De acordo com Wang Dan, professor da Academia Naval de Submarinos, um tipo de submarino de ataque a laser poderia ser produzido e implantado em vários oceanos para combater ameaças militares à China.
O principal desafio nas missões antissatélite não é simplesmente atingir o satélite, mas esconder o ataque, de acordo com os cientistas. Wang e seus colegas observaram que, embora os mísseis terra-ar sejam atualmente o principal método para combater satélites, essa abordagem apresenta questões significativas, particularmente em relação à furtividade e ocultação, relata o jornal.