Balões norte-coreanos carregados de lixo aterrissaram perto do escritório presidencial da Coreia do Sul, comunicou na quarta-feira (24) o Serviço de Segurança Presidencial sul-coreano.
Os objetos nos balões não continham contaminantes ou outros riscos, acrescentou ele. O lixo foi encontrado na área em torno do complexo governamental na área de Yongsan, disse o serviço em um comunicado.
Não ficou claro se Yoon Suk-yeol, presidente da Coreia do Sul, estava no complexo nesse dia.
A Coreia do Norte enviou outro lote de balões carregados de lixo no início da quarta-feira (24), adicionaram os militares da Coreia do Sul.
"Com a atual direção do vento sendo oeste, os supostos balões de lixo direcionados ao Sul estão se movendo em direção à parte norte de Gyeonggi [província sul-coreana]", disse o Estado-Maior Conjunto sul-coreano.
Desde maio, a Coreia do Norte tem enviado periodicamente centenas de balões carregando lixo através da fronteira fortemente fortificada com o Sul. Em resposta, os militares da Coreia do Sul têm emitido transmissões de alto-falantes dirigidos ao território norte-coreano.
A Coreia do Norte argumenta estar retaliando uma campanha em andamento por desertores e ativistas norte-coreanos na Coreia do Sul, que regularmente enviam balões com propaganda anti-Pyongyang.