Os tanques Abrams dos EUA fornecidos às tropas ucranianas não atendem aos requisitos de defesa atuais. Um único projétil de alta precisão é capaz de colocá-los fora de serviço, anunciou nesta quarta-feira (24) a corporação estatal russa Rostec.
"Os Abrams entregues às Forças Armadas da Ucrânia, para dizer mais, não atendem aos requisitos de defesa atuais. Isso se aplica aos tetos das torres e dos cascos, bem como às projeções laterais e de popa", detalhou a empresa.
"Assim, um único golpe de um Krasnopol preciso e potente garante que o tanque de batalha principal dos EUA será nocauteado. Isso é o que observamos regularmente no decorrer das operações de combate."
O Krasnopol foi desenvolvido pelo consórcio Vysokotochnye Kompleksy (Sistemas de Alta Precisão, em tradução livre), que faz parte da Rostec. A precisão da munição é garantida pelo ajuste do feixe de laser refletido do alvo. Os lemes aerodinâmicos, por sua vez, são responsáveis pela correção da trajetória durante a aproximação ao alvo. O desvio da linha de visão é mínimo, independentemente do alcance e de outros fatores.
Os veículos blindados americanos, incluindo os Abrams, são constantemente destruídos pelas tropas russas com esses projéteis, lembrou a Rostec.