O sistema de lança-chamas pesado Solntsepek pode fazer fogo direto de uma maneira especial, escreveu na quarta-feira (24) o canal oficial no Telegram da corporação russa Rostec.
O Solntsepek é capaz de cobrir até 4 km2 em um único disparo. Um posto de apoio reforçado, sem uma rede de trincheiras, para dez pessoas pode ser eliminado com um único golpe preciso de um foguete termobárico. Um telêmetro a laser ajuda a determinar com uma precisão de dez metros a distância até o alvo. Se a linha de defesa for alongada, os atacantes podem executar uma salva completa cobrindo a área.
"Durante a operação militar especial, os Solntsepek são usados com algumas particularidades. Por exemplo, o sistema pode fazer fogo direto em um objeto visível na mira. Dessa forma, a trajetória dos projéteis é de tiro tenso. Isso não é típico de sistemas lançadores múltiplos de foguetes, que normalmente disparam trajetórias balísticas de posições fechadas", descreveu a empresa estatal.
A Rostec notou que foram registrados na zona da operação militar especial casos de uso efetivo de fogo direto pelo sistema no inimigo.