O primeiro submarino de fabricação taiwanesa Haikun pode se tornar um "peixe na rede" do Exército de Libertação Popular (ELP) da China se for usado como meio para se tentar alcançar a independência da ilha, disse um porta-voz do Ministério da Defesa chinês em uma reunião nesta quinta-feira (25).
"A liderança do Partido Progressista Democrático [DPP, na sigla em inglês], ao tentar usar a força para conquistar a independência, estará completamente paralisada. Não importa quantas armas eles produzam ou quantas armas eles comprem, é apenas um desperdício de dinheiro e ostentação", disse Zhang Xiaogang.
Ele sublinhou que, se o submarino for usado para conquistar a independência da ilha por meio da força, mais cedo ou mais tarde ele se tornará um "peixe na rede" do ELP.
Taiwan lançou o primeiro submarino Haikun em 28 de setembro de 2023. Segundo relatos, a embarcação está equipada com seis tubos de torpedo, torpedos guiados de longo alcance Mk-48 e mísseis antinavio UGM-84 Harpoon.
Anteriormente o almirante Huang Shuguang, chefe do programa de construção de submarinos de Taiwan, disse que se espera que os primeiros quatro submarinos sejam concluídos até 2027.