Panorama internacional

Peru concede pensão vitalícia a ex-presidente Fujimori

Decisão foi tomada pelo Congresso e causou polêmica por existir no Peru uma norma que proíbe o pagamento de pensões a ex-presidentes que estão devendo reparações civis ao Estado.
Sputnik
O Congresso peruano aprovou nesta sexta-feira (2) a concessão da pensão vitalícia ao ex-presidente Alberto Fujimori, de 15.600 soles peruanos (R$ 24 mil) mensais.
A informação foi dada pelo chefe do Departamento de Recursos Humanos do Congresso, Haydi Figueroa, em carta enviada a Fujimori replicada pelos meios de comunicação do país.

"A solicitação de pensão para ex-presidentes constitucionais da República, estabelecida na Lei 26519, apresentada pelo senhor Alberto Fujimori, resultou procedente", informou Figueroa.

Panorama internacional
Promotor peruano pede 30 anos de prisão para filha de Fujimori por lavagem de dinheiro
Com 86 anos, Fujimori foi condenado a 25 anos de prisão em 2009 por corrupção e violações de direitos humanos durante sua gestão. Ele foi libertado após o Tribunal Constitucional restituir um indulto concedido em 2017 pelo então presidente Pedro Pablo Kuczynski, devido ao estado de saúde de Fujimori.
A medida do Congresso causou polêmica por existir no Peru uma norma que proíbe o pagamento de pensões a ex-presidentes que devam reparações civis ao Estado.
Fujimori tem uma dívida de 57 milhões de soles peruanos (R$ 88 milhões), mas o Congresso desconsiderou a norma proibitiva em uma ação classificada como arbitrária por diversos setores políticos e da sociedade civil.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar