Kim Jong-un participou no domingo (4) de uma cerimônia para comemorar a implantação de um novo sistema de mísseis balísticos táticos, que ele chamou de "hardware militar pivô" das forças armadas, escreve na segunda-feira (5) a agência norte-coreana KCNA.
Durante a cerimônia foram apresentados 250 lançadores de mísseis balísticos táticos de um "novo tipo" para as unidades militares na fronteira com a Coreia do Sul. Segundo a mídia, o sistema de armas transferido é o lançador Hwasong-11.
O líder norte-coreano fez um pronunciamento, durante o qual culpou os EUA pela criação de vários tipos de ameaças que forçaram seu país a aprimorar suas capacidades militares.
Ele disse recentemente que a aliança liderada pelos EUA se transformou em um bloco militar baseado na energia nuclear. Kim Jong-un ainda mencionou que os EUA continuarão sendo uma nação hostil por gerações.
Segundo o líder norte-coreano, com a implantação dos lançadores foi realizada com sucesso uma das importantes metas de reforço da força militar, decidida no 8º Congresso do Partido de Trabalhadores da Coreia, em 2021.