Ciência e sociedade

Cientistas sugerem dias de 25 horas de duração na Terra por causa do deslocamento da Lua

A Lua está se afastando da Terra de forma lenta, mas constante, o que terá um impacto direto na duração do dia no planeta azul, avisa o jornal indiano The Indian Express citando cientistas norte-americanos.
Sputnik
Existe uma hipótese de que há 1,4 bilhão de anos a Terra completava uma rotação em 18 horas, e a velocidade de rotação está diminuindo continuamente à medida que a Lua se afasta da Terra.

"Essa rotação [da Terra] é fortemente influenciada por outros corpos astronômicos, incluindo a Lua, que está se afastando da Terra de forma lenta, mas constante, impactando diretamente a velocidade de rotação", diz o artigo, se referindo a um estudo da Universidade de Wisconsin-Madison.

Para analisar a interação da Terra com a Lua os cientistas estudaram rochas de 90 milhões de anos.
De acordo com o estudo, a Lua está se afastando a um ritmo de 3,82 centímetros por ano, o que poderia resultar em dias de 25 horas de duração na Terra daqui a 200 milhões de anos.
O jornal indiano recorda que já há muitos estudos semelhantes sobre este tema, entretanto, o estudo da Universidade de Wisconsin enfatiza ainda mais como a deriva da Lua pode afetar diretamente a Terra.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar