Copérnico é famoso por sua teoria heliocêntrica, que postulava que o Sol é o centro do Sistema Solar e os planetas orbitam ao redor dele. O astrônomo viveu na cidade por quase 30 anos, realizando seus deveres clericais e observações astronômicas.
Arqueólogos amadores descobriram um compasso do século XVI em Frombork, cidade no norte da Polônia, que foi lar do astrônomo Nicolau Copérnico
© Foto / Reprodução
De acordo com o Arkeonews, a ferramenta foi encontrada com um método que provou ser inestimável em escavações arqueológicas por sua capacidade de revelar estruturas ocultas sem perturbar a terra, usando um radar de penetração no solo foi usado para investigar abaixo do terreno da catedral.
O compasso, feito de uma liga de cobre, foi descoberto enterrado sob os jardins da catedral do norte da Polônia, conhecida como Catedral de Frombork.
Arqueólogos amadores descobriram um compasso do século XVI em Frombork, cidade no norte da Polônia, que foi lar do astrônomo Nicolau Copérnico
© Foto / Reprodução
Embora não haja provas suficientes para dizer que o próprio Copérnico usou o compasso, as circunstâncias que cercam sua descoberta apontam para um relacionamento próximo.
"No jardim onde Nicolau Copérnico fez suas observações astronômicas, encontramos um compasso que remonta ao início do século XVI. Essa descoberta incrível não apenas nos leva de volta ao tempo para o período em que Copérnico estava fazendo suas descobertas inovadoras, mas também abre novas possibilidades para entender seus métodos de trabalho", afirmou Misja Skarb, membro do Warminska Grupa Eksploracyjna, grupo que encontrou a peça.
O compasso é o terceiro do tipo a ser encontrado na Polônia, e o segundo a ser encontrado nos jardins de Frombork, de acordo com uma funcionária do Museu Nicolau Copérnico, Zorjana Polenik.