Os agrupamentos de tropas russos Zapad (Oeste) e Dniepre entraram em combate com as forças ucranianas na última semana, relatou nesta sexta-feira (9) o Ministério da Defesa da Rússia, detalhando que até 3.810 soldados, 119 veículos militares, 65 peças de artilharia de campanha, 11 estações de guerra eletrônica e luta contrabateria e 22 depósitos de munição ucranianos foram destruídos.
Já os agrupamentos Yug (Sul) e Vostok (Leste) causaram cerca de 5.000 baixas no adversário, além de terem destruído 109 veículos militares, um lançador múltiplo de foguetes RAK-SA-12, 95 peças de artilharia de campanha e outros alvos militares.
Quanto aos agrupamentos de tropas Tsentr (Centro) e Sever (Norte), eles eliminaram até 3.465 combatentes inimigos, além de 197 veículos militares, 57 peças de artilharia de campanha, um sistema de artilharia autopropulsado Buk-M1 e outros alvos militares, disse. Os militares do agrupamento Centro também libertaram as localidades de Timofeevka, Novoselovka Pervaya e Veseloe, na República Popular de Donetsk.
Ainda, um total de 55 efetivos ucranianos foram capturados durante o mesmo período, e caças MiG-29 (dois) e Su-27, três lançadores múltiplos de foguetes Vampire (dois), sistemas de mísseis antiaéreos S-125, radares AN/MPQ-65 (três) e P-18 (dois), mísseis de longo alcance SCALP-EG (quatro) e ATACMS (14), uma bomba aérea guiada Hammer, dois mísseis guiados superfície-ar Patriot, 72 foguetes Himars, Vampire e Alder e 668 drones foram destruídos.