Panorama internacional

Belarus intercepta drones de combate ucranianos em seu espaço aéreo, informa Lukashenko

Belarus interceptou vários supostos drones de combate ucranianos sobre seu território, enquanto alguns deles foram destruídos por forças russas no espaço aéreo russo, disse o presidente Aleksandr Lukashenko, neste sábado (10).
Sputnik
Cerca de 12 drones aéreos lançados do território ucraniano colocaram em estado de alerta a defesa aérea de Belarus na noite de ontem (9).

"Às 18h10 [11h10 no horário de Brasília] de ontem [9], as Forças Aéreas de Belarus foram colocadas em alerta máximo. Chamamos isso de prontidão número um. Essas são forças de defesa aérea em serviço. O fato é que as Forças Armadas da Ucrânia violaram todas as regras de comportamento e incorreram no espaço aéreo de Belarus. Aconteceu na direção leste, bem perto de nós, perto do distrito de Kostyukovichi", disse o presidente, citado pela agência de notícias belarussa BelTA.

Às 19h04 no horário local (13h04 no horário de Brasília), parte dos alvos foram abatidos em 1,5 km de altitude sobre a região de Mogilev no leste belarusso, os restantes voaram para a Rússia, onde também acabaram abatidos com ajuda dos dados transferidos por Minsk no âmbito da defesa aérea unida.
Panorama internacional
Belarus: presidente vai analisar relatório sobre reforço na defesa aérea da fronteira com a Ucrânia
As forças de defesa aérea do país foram colocadas em "alerta total" para interceptar os alvos, acrescentou o presidente.
"Havia cerca de uma dúzia deles. Caças e um helicóptero foram mobilizados. Os sistemas de lançamento múltiplo de foguetes MLRS também foram colocados em alerta máximo", disse Lukashenko.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Comentar