Panorama internacional

Venezuela discute zona econômica livre de sanções com aliados, diz representante na ONU

O vice-representante permanente venezuelano nas Nações Unidas disse estar em discussões com outros países para uma medida que os livrará dos efeitos dos "obstáculos arbitrários ou punitivos das potências ocidentais".
Sputnik
A Venezuela gostaria de implementar uma zona livre de sanções entre os membros aliados para facilitar a vida dos cidadãos, disse o vice-representante permanente venezuelano nas Nações Unidas à Sputnik.
Joaquín Pérez disse que Caracas está discutindo com aliados o estabelecimento de tal zona, e expressou confiança de que isso não vai demorar muito.
Panorama internacional
Confisco de ativos estatais viola princípios do direito internacional, diz especialista da ONU
Yván Gil, ministro das Relações Exteriores da Venezuela, apresentou a iniciativa pela primeira vez em setembro de 2023.
"Propomos a criação de uma zona livre de medidas coercitivas unilaterais na qual possamos realizar nossas transações financeiras e pagamentos interbancários, e que nos permita garantir o investimento direto e o comércio legal entre nossos países sem riscos, obstáculos arbitrários ou punitivos das potências ocidentais", disse Gil na Assembleia Geral da ONU.
Agora, Caracas está considerando opções para obter apoio para a ideia, a fim de torná-la realidade.
"Acho que levará algum tempo, mas não muito, porque estamos trabalhando gradualmente nessa direção", sublinhou o diplomata venezuelano.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar