A ideia está sendo ponderada depois que, na semana passada, o tribunal determinou que a empresa agiu deliberadamente como monopolista no mercado de serviços de pesquisa na Internet e, portanto, violou a lei antitruste.
Como a agência aponta, essa pode ser a primeira tentativa de Washington de dividir a empresa por monopolização ilegal desde os esforços malsucedidos para dividir a Microsoft há duas décadas.
"Uma rara tentativa de desmembrar o Google, da Alphabet Inc., é uma das opções que estão sendo consideradas pelo Departamento de Justiça, depois que uma decisão judicial histórica concluiu que a empresa monopolizava o mercado de busca on-line", indica o artigo.
Segundo as fontes da agência, opções menos severas incluem forçar o Google a compartilhar mais dados com os concorrentes e medidas para evitar que ele obtenha vantagem injusta em produtos de IA.
Se o Departamento de Justiça decidir levar adiante seu plano de divisão, os principais alvos são o sistema operacional Android e o navegador web Chrome.
Uma das fontes acrescentou que as autoridades também estão considerando forçar a venda da plataforma AdWords, que a empresa usa para vender anúncios de texto.