Ciência e sociedade

Arqueólogos britânicos descobrem raro assentamento romano no País de Gales (FOTOS)

Uma equipe da Universidade de Chester e o Portable Antiquities Scheme, programa voluntário administrado pelo governo do Reino Unido, descobriram um assentamento romano e o que se acredita ser uma casa comunal do início da Idade Média na região.
Sputnik
Novas escavações no País de Gales revelaram importantes características estruturais e materiais que datam da era romana e, segundo indicações preliminares, do início do período medieval.
Além de uma trilha, edifícios, materiais de construção, cerâmica, incluindo uma telha legionária estampada e um fragmento de um broche que sugere que também havia um assentamento romano no local, a equipe parece ter descoberto a estrutura de uma casa comunal do início da Idade Média, uma construção longa e estreita para habitação comunitária, relata o Arkeonews.
"Estávamos muito esperançosos de encontrar evidências de vida romana devido a descobertas anteriores e pesquisas geofísicas na área, sem mencionar a presença de azulejarias legionárias a alguns campos de distância, mas não esperávamos que nossas escavações descobrissem o que se acredita ser uma casa comunal medieval primitiva", disse o dr. Pudney, professor sênior de arqueologia na Universidade de Chester, citado pela mídia.
Uma peça legionária carimbada encontrada no assentamento
A escavação seguiu uma trincheira de teste aberta entre 2013 e 2017, durante a qual uma quantidade significativa de cerâmicas romanas e outros objetos foram recuperados.
Um exame desses artefatos, alguns dos quais agora são mantidos pelo Wrexham Museum, levou os arqueólogos a realizarem pesquisas geofísicas que aumentaram ainda mais o potencial arqueológico do local.
Levantamento geofísico do assentamento feito pela Universidade de Chester
"A descoberta de um assentamento romano é extremamente importante para construir uma imagem maior da Wrexham romana e, embora casas compridas medievais antigas tenham sido encontradas em outras partes do País de Gales, desenterrar evidências de tal construção no nordeste do País de Gales é extremamente raro", acrescentou o dr. Pudney.
Segundo a mídia, apesar das condições geológicas desfavoráveis, as pesquisas, que incluíram magnetometria de alta resolução, revelaram um contorno claro de um assentamento em grade e um sistema rodoviário, bem como estruturas retangulares distintas fora dos limites do assentamento.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Comentar