A Rússia está testando um projétil de artilharia guiado para o mais novo obuseiro autopropulsado Koalitsiya-SV, disse à Sputnik um representante do consórcio Vysokotochnye Kompleksy (Sistemas de Alta Precisão, em português), que faz parte da corporação russa Rostec.
O projétil guiado Krasnopol, desenvolvido pelo Escritório de Projetos de Construção de Instrumentos do Vysokotochnye Kompleksy, tem sido usado com sucesso na operação militar especial da Rússia.
O feixe de laser refletido do alvo garante a precisão do ataque, enquanto os lemes aerodinâmicos são responsáveis por corrigir a trajetória à medida que ela se aproxima do alvo. O desvio da linha de visão é minimizado, independentemente do alcance e de outros fatores. O projétil é universal e pode funcionar com qualquer sistema de artilharia de calibre 152 milímetros russo: D-20, Akatsiya, Msta-B, Msta-S e o mais recente Malva.
O projétil de artilharia guiado foi projetado para atingir defesas antiaéreas e antimísseis, baterias de artilharia e morteiros, veículos blindados e contingentes inimigos em um alcance que excede significativamente o alcance de outros obuseiros russos e ocidentais, além de postos de comando e fortificações de campanha.
A peça tem processos de preparação de disparo totalmente automatizados, incluindo a seleção do tipo de projétil, a instalação da espoleta e a orientação da peça. Isso reduz o tempo de disparo e garante a cadência de tiro necessária.