"Tropas americanas trouxeram um comboio militar de 40 caminhões com equipamento logístico, armas, munições e tanques cheios de combustível do Iraque para a região [síria] de Al Hasakah, através da passagem de fronteira de Al Waleed", disse a fonte.
No sábado (17), uma fonte disse à Sputnik que um comboio de 43 caminhões havia entrado em Al Hasakah e estava indo em direção à base militar dos EUA na região.
No início de agosto, uma fonte síria disse à Sputnik que os militares dos EUA no norte da Síria intensificaram os exercícios, trazendo novos veículos e equipamentos, além de reforçar suas bases com torres de observação e sistemas de defesa aérea.
Desde a escalada do conflito na Faixa de Gaza em outubro de 2023, as forças dos EUA e da coalizão no Iraque e na Síria têm sido repetidamente atacadas por mísseis e drones, com grupos armados dentro da Resistência Islâmica no Iraque reivindicando a responsabilidade pelos ataques.
Os ataques às bases foram em resposta às ações do exército israelense em Gaza e ao apoio de Washington a Israel, de acordo com as declarações dos grupos armados.