Apesar dos conflitos ocasionais de fronteiras no mar do Sul da China, Hanói e Pequim têm relações econômicas e comerciais bem desenvolvidas. Ao estreitar seus laços, os países dão um sinal de estabilidade para seus vizinhos na Ásia-Pacífico.
"A China sempre considerou o Vietnã uma prioridade em sua diplomacia de vizinhança e apoia o Vietnã na adesão à liderança do partido, adotando o caminho socialista adequado às suas condições nacionais e aprofundando a causa das reformas e da modernização socialista", disse Xi durante uma reunião de boas-vindas ao líder vietnamita.
De acordo com a Reuters, Pequim celebrou a escolha de Lam pela China para sua primeira viagem oficial, e que tal escolha refletia totalmente a grande importância atribuída ao desenvolvimento de laços entre os países.
"Acredito que nossa estrada se expandirá mais à medida que caminharmos mais", disse o líder chinês, segundo a Xinhua.
Ainda em dezembro de 2023, a China e o Vietnã assinaram mais de uma dúzia de acordos quando Xi visitou o vizinho e apesar de não terem sido anunciados os detalhes, os acordos cobriam o fortalecimento da cooperação e desenvolvimento ferroviário, com investimentos em vários campos e o estabelecimento de comunicação para lidar com incidentes inesperados no mar do Sul da China.
Em uma declaração conjunta, os Estados fortaleceram a percepção de sua cooperação comercial e também enfatizaram o principal programa de infraestrutura da China, a Iniciativa Cinturão e Rota, a cooperação de investimentos em agricultura, infraestrutura, energia, economia digital, desenvolvimento verde e outros campos.