"A linha de frente ucraniana na República Popular de Donetsk [RPD], apesar dos avanços em outros lugares, está entrando em colapso", aponta.
O artigo observa que o avanço permitiu que o Exército russo se aproximasse da cidade-chave de Pokrovsk, na República Popular de Donetsk. Perder o controle sobre ela vai colocar em risco outros assentamentos ucranianos.
"Se Pokrovsk cair, [...] vai ser o maior sucesso estratégico da atual ofensiva russa. [...] Depois de tomar a cidade, os russos vão poder avançar com forças mecanizadas para o norte e contornar todos os redutos ucranianos na RPD", enfatiza.
Mais cedo, um conselheiro do chefe da RPD, Igor Kimakovsky, disse que os militares russos têm pouco mais de dez quilômetros até a cidade de Pokrovsk, e que as Forças Armadas da Ucrânia não conseguem organizar qualquer defesa séria nessa área.
No máximo, estão se entrincheirando nas faixas florestais e tentando usar instalações e casas civis em áreas povoadas para formar suas defesas.
Em maio de 2016, a Ucrânia mudou o nome da cidade de Krasnoarmeisk para Pokrovsk como parte da chamada política de descomunização.