Panorama internacional

Israel quer construir muro entre Egito e Gaza para impedir escavação de túneis do Hamas, diz mídia

Israel insiste em construir um muro perto do Corredor Filadélfia na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito para impedir que o movimento palestino Hamas construa túneis, informou a mídia norte-americana, citando mediadores árabes nas negociações entre Israel e o Hamas.
Sputnik
Israel também quer acesso a dados de câmeras e sensores que monitoram a área, segundo o The Wall Street Journal.
Um alto funcionário egípcio disse à publicação que o Cairo era a favor de uma retirada completa das forças israelenses do corredor e da passagem de fronteira de Rafah entre o Egito e a Faixa de Gaza. Uma equipe técnica israelense concluiu reuniões com seus colegas no Cairo para discutir o corredor e Rafah, mas sem muito progresso, de acordo com mediadores árabes.
No último domingo (18), o gabinete do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu disse que ele continuava trabalhando para avançar um acordo de Gaza que maximizaria o número de reféns libertados e insistiria que o Exército israelense permanecesse no corredor na fronteira entre Gaza e o Egito.
Israel fechou a travessia de Rafah em dezembro, ela não foi aberta desde então.
Panorama internacional
Hamas e Israel divergem sobre aceite de proposta de cessar-fogo dos EUA: 'Falta de confiança'
As negociações de cessar-fogo em Gaza foram realizadas em Doha na semana passada envolvendo Catar, Egito, Estados Unidos e Israel. A liderança do Hamas se recusou a participar das negociações devido à falta de detalhes dos termos da trégua.
Uma declaração conjunta dos Estados Unidos, Catar e Egito, divulgada pelo gabinete do presidente egípcio Abdel Fattah al-Sisi, disse que os mediadores apresentaram a Israel e ao Hamas uma proposta de cessar-fogo que reduziu as diferenças entre as partes. As negociações, que ocorreram na capital do Catar, Doha, na quinta (15) e sexta-feira (16), foram sérias e construtivas e ocorreram em uma atmosfera positiva, diz a declaração. Altos funcionários do governo do Egito, Estados Unidos e Catar se reunirão no Cairo em breve na esperança de chegar a um acordo em linha com os termos propostos na sexta-feira (23).
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Comentar