O empresário naturalizado americano Elon Musk expressou na quinta-feira (22), na rede social X, sua esperança de que, dentro de dez anos, muitas pessoas já poderão ter o implante cerebral de sua empresa Neuralink.
Atualização sobre o segundo dispositivo Neuralink em um ser humano.
Se tudo correr bem, haverá centenas de pessoas com Neuralinks dentro de alguns anos, talvez dezenas de milhares daqui a cinco anos, milhões daqui a dez anos
Em janeiro de 2024, Musk, empresário e fundador da Neuralink, anunciou que a primeira pessoa do mundo havia recebido um implante cerebral. Tratava-se de Noland Arbaugh, de 29 anos, que ficou paralítico em um acidente em que sua medula espinhal foi danificada.
Usando a tecnologia Neuralink, um pequeno dispositivo, semelhante a uma pílula de bateria, foi implantado na área do cérebro de Arbaugh responsável pelo processamento de comandos para o aparelho motor, a partir do qual microfios com eletrodos recebem sinais do cérebro do paciente.
Os comandos do cérebro são transmitidos sem fio para um aplicativo de computador, permitindo assim ao proprietário do implante controlá-lo com o "poder do pensamento". De acordo com a empresa, a tecnologia foi projetada para ajudar pessoas que perderam a capacidade de usar seus membros.