Panorama internacional

Seca na Amazônia: nível do rio Amazonas no Peru apresenta 'diminuição acentuada'

O nível das águas do rio Amazonas e seus afluentes apresentou uma "diminuição acentuada" no Peru, informou nesta quarta-feira (21) o Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia (Senamhi). A região concentra os principais efluentes que abastecem a bacia que se desloca para o Brasil, onde também há problemas com a falta de chuvas.
Sputnik

"O Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia do Peru informa que os níveis de água do rio Amazonas e afluentes apresentam uma diminuição acentuada em seus níveis para o dia 21 de agosto, devido à redução das chuvas na região Loreto", indicou o órgão em um comunicado.

De acordo com o Senamhi, duas estações de controle hidrométrico em Loreto reportaram quedas no nível das águas do Amazonas de 2,4 metros e 1,75 metro, respectivamente.
Por outro lado, o rio Nanay e o rio Napo, afluentes do Amazonas, registraram quedas de 1,17 metro e 1,6 metro em suas respectivas estações de controle.
Notícias do Brasil
Amazônia: em situação de escassez hídrica, rio Madeira registra cota mínima e gera alerta
Além disso, o Senamhi relatou quedas nos afluentes rio Huallaga e rio Marañón.
"A diminuição do nível das águas nos rios pode afetar o transporte fluvial, que é fundamental para o comércio e a mobilidade, principalmente na região Loreto; o que limitaria o desenvolvimento habitual das atividades socioeconômicas", alertou o órgão.
O Senamhi também garantiu que continuará monitorando a área para observar a evolução da situação dos rios e manter a população informada.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Comentar