As forças russas estão avançando gradualmente na região de Donetsk, em direção a Pokrovsk, um importante centro logístico para as forças ucranianas. Autoridades locais ordenaram nesta semana uma evacuação de civis da cidade.
"A pressão ao longo de toda a linha de frente na Ucrânia continuará. Forças de lá não serão redistribuídas para a região de Kursk", analisou Igor Korotchenko, editor-chefe da revista russa Natsionalnaya Oborona (Defesa Nacional), citado pela mídia.
Na quinta-feira (22), as forças russas libertaram a localidade de Mezhevoe, na República Popular de Donetsk (RPD), informou o Ministério da Defesa russo. Na terça-feira (20), os militares russos do agrupamento de tropas Tsentr (Centro) derrotaram um grande agrupamento inimigo e libertaram o vilarejo de Novgorodskoe, um importante centro logístico na RPD.
Vladimir Zelensky visitou a região nordeste de Sumy, na fronteira com Kursk, para conversas com seu principal general, Aleksandr Syrsky, de acordo com uma postagem de quinta-feira (22) no canal do Telegram de Zelensky.
Eles discutiram os avanços da Rússia em Donbass e Syrsky relatou as medidas para fortalecer as defesas perto dos principais centros logísticos, disse a postagem.
Alguns comandantes e soldados ucranianos disseram que o treinamento deficiente entre os novos recrutas está contribuindo para a perda de territórios, informou o The Washington Post ontem (22), citando combatentes que não foram identificados.