Em declaração à Sputnik Brasil, uma fonte do Ministério do Meio Ambiente sinalizou que todos os focos serão investigados e que a pasta seguirá estudando ações para mitigar os desastres ambientais provenientes das queimadas.
De acordo com uma fonte do ministério, que falou exclusivamente à Sputnik, a análise buscará identificar os responsáveis pelos incêndios e avaliar a eficácia das medidas de prevenção e combate ao fogo em vigor.
"As queimadas estão sendo investigadas. Os responsáveis, caso existam, não ficarão impunes", cravou a fonte.
"Estamos [a pasta] cientes da gravidade da situação e comprometidos a tomar todas as providências necessárias para enfrentar esse problema. É fundamental compreender as causas por trás desses incêndios e garantir que as políticas ambientais sejam reforçadas", continuou.
Os incêndios têm sido especialmente devastadores nas regiões Norte e Centro-Oeste, onde vastas áreas de floresta têm sido consumidas pelas chamas. Além dos impactos ecológicos significativos, como a perda de biodiversidade e a degradação dos habitats naturais, os incêndios também têm causado danos à saúde pública e prejudicado comunidades locais.
Pelo menos 30 municípios do estado de São Paulo estão em alerta máximo por conta dos incêndios. A seca na região agrava ainda mais a situação, e um gabinete de crise foi montado pelo governo local.
A sociedade civil e organizações ambientais têm pressionado por medidas mais eficazes e transparência na gestão das políticas de prevenção e controle de incêndios.
À Agência Senado, o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) sinalizou que o governo se mobilizou desde o primeiro alerta de focos de incêndio e instalou uma sala de acompanhamento dos desdobramentos. Além disso, o parlamentar petista lembrou que a Polícia Federal (PF) está investigando a possibilidade de incêndios criminosos.
PF acionada sobre incêndios no Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na tarde de domingo (25), na sede do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), em Brasília. O encontro contou com a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e outras autoridades de ministérios e demais órgãos públicos que atuam no combate aos incêndios.
Nesse domingo (25), a ministra Marina Silva ressaltou que a PF vai atuar na apuração de responsabilidades pelos incêndios que devastam o país nesta temporada. Outros focos em regiões como Amazônia, Pantanal, Brasília e Minas Gerais vêm sendo contidos, segundo a ministra.