Ciência e sociedade

Arqueólogos descobrem o 1º e maior observatório astronômico do século VI a.C. no Egito (FOTOS)

Arqueólogos no Egito revelaram o primeiro e maior observatório astronômico do século VI a.C. no Templo Buto, no sítio arqueológico Tell al-Faraeen, localizado na província de Kafr al-Sheikh.
Sputnik
Anunciada na conta de mídia social do Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito, a descoberta revelou que o observatório era composto por tijolos de barro, e foi crucial para monitorar os movimentos do Sol e das estrelas, o que demonstra a profunda compreensão e proficiência dos antigos egípcios com astronomia.

"Ele [o observatório] destaca o conhecimento astronômico avançado dos antigos egípcios, incluindo sua capacidade de determinar o calendário solar e datas religiosas e agrícolas significativas", disse Mohamed Ismail Khaled, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades (SCA, na sigla em inglês), de acordo com o Arkeonews.

Alguns dos objetos encontrados no observatório astronômico
O chefe do Setor de Antiguidades Egípcias no SCA, Ayman Ashmawy, disse que o edifício do observatório astronômico cobre aproximadamente 850 metros quadrados e consiste em uma entrada voltada para o leste, onde o Sol nasce, com um salão central com colunas aberto no formato da letra "L" precedido por uma enorme e alta parede de tijolos de barro com uma inclinação para dentro, lembrando o estilo do edifício egípcio conhecido nas entradas do templo.
Ashmawy disse que a missão também encontrou cinco salas de tijolos de barro provavelmente usadas para armazenar ferramentas, quatro pequenas salas de tijolos de barro e uma pequena sala de pedra representando a torre do observatório.
Ciência e sociedade
Arqueólogos descobrem estatueta de 8.000 anos em sítio neolítico na Turquia (FOTO)
Entre as principais descobertas está um raro relógio de sol de pedra inclinado, conhecido como relógio de sombra, composto por uma fileira de 4,8 metros de comprimento de lajes retas de calcário. No topo havia cinco blocos planos de calcário, dois horizontais e três verticais. Essas lajes provavelmente tinham linhas inclinadas que eram usadas para medir a sombra e o ângulo do Sol, o que tornava mais fácil rastrear os movimentos do Sol ao longo do dia.
Os arqueólogos também descobriram uma pedra fixada no chão de uma câmara circular dentro do observatório e duas pedras circulares adicionais usadas para medir a inclinação do Sol.
Alguns dos objetos encontrados no observatório astronômico incluem uma estátua da 26ª Dinastia, uma ferramenta de medição Merkhet e vários itens religiosos e cerâmicas
O trabalho revelou vários artefatos, incluindo uma estátua da 26ª Dinastia, uma ferramenta de medição Merkhet e vários itens religiosos e cerâmica relacionados à vida diária e aos rituais, disse o ministério em um comunicado, destacando o valor dos esforços arqueológicos egípcios ao revelar o rico passado da nação.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar