No dia 9 de setembro, será realizada em Moscou a cerimônia de entrega do Prêmio Internacional da Paz, em homenagem a um dos ícones da literatura russa e renomado humanista, Lev Tolstói (1828–1910). Mas quem o merece e por quais méritos é concedido?
O prêmio é atribuído a esforços notáveis para combater a ameaça de uma Terceira Guerra Mundial e prevenir uma catástrofe nuclear.
Ao mesmo tempo, valoriza as conquistas na desmilitarização, democratização e humanização das relações internacionais, com base em normas morais e jurídicas geralmente aceitas.
Em particular, pelas conquistas na abordagem dos problemas globais do nosso tempo, pela manutenção ativa da paz e pela luta em defesa dos direitos humanos e das liberdades.
Os vencedores serão anunciados em uma cerimônia que terá lugar no aniversário do escritor e filósofo russo, uma vez que sua magnitude e seu legado correspondem à ideia e aos objetivos do prêmio.
A Fundação Prêmio Internacional da Paz Lev Tolstói foi criada em 22 de junho de 2022.
Retrato de Lev Tolstói quando jovem, pintando por Ivan Kramkoy (1837–1887), coleção da Galeria Tretyakov, Moscou
© AP Photo
Podem ser premiados indivíduos e grupos de iniciativa, fundações, organizações e movimentos civis nacionais e internacionais, bem como centros científicos e de pesquisa e instituições de ensino.
A cerimônia contará com a presença de personalidades públicas e políticas, representantes da comunidade cultural, bem como responsáveis estrangeiros e outros convidados de vários países.
Os membros do júri são cidadãos de nove países, incluindo três Estados-membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas.