A Força Aérea dos EUA recebeu na semana passada seu primeiro avião de ataque eletrônico EA-37B Compass Call, destinado a treinamento e operações, relatou na quarta-feira (28) o portal Air Force Times.
O avião decolou das instalações da L3Harris Technologies em Waco, Texas, de onde o general Kenneth Wilsbach, chefe do Comando de Combate Aéreo do ramo, voou na sexta-feira (23) na nova aeronave durante o voo de entrega para a Base Aérea Davis-Monthan, no Arizona, e desempenhou funções de copiloto. Ele elogiou o funcionamento da aeronave.
Os EA-37B realizarão várias missões de guerra eletrônica, com o objetivo de bloquear comunicações como os radares e sinais de navegação do inimigo, e suprimindo as defesas antiaéreas do inimigo, bloqueando sua capacidade de transmitir informações entre sistemas de armas e redes de comando e controle. Além disso, os aviões permitem hackear dispositivos sem fio e desarmar bombas de beira de estrada.
Os EA-37B substituirão a frota de aeronaves EC-130H Compass Call da Força Aérea, que foram altamente usadas durante as guerras no Iraque e no Afeganistão e agora estão sendo aposentadas. Até o momento, nove EC-130H foram aposentadas, de uma frota de 14 EC-130H mais antigas.
Espera-se que a nova aeronave traga melhorias significativas, com a EC-130 podendo voar a até cerca de 7,5 km de altitude e a velocidades até 480 km/h, mas a estrutura aérea do G550 sobre a qual o avião EA-37B está sendo construído pode atingir 12 km de altitude e quase o dobro da velocidade do EC-130H.
A Base Aérea Davis-Monthan espera receber seu segundo EA-37B até o final deste ano.
A Força Aérea planeja comprar um total de dez EA-37B Compass Call.