Operação militar especial russa

Fogo amigo ou sucata com 'defeito'? Como a Ucrânia perdeu seu 1º caça F-16 e seu famoso piloto

Um dos primeiros caças F-16 ucranianos caiu na segunda-feira (26), confirmou a Força Aérea ucraniana ainda na quinta-feira (29).
Sputnik
A deputada ucraniana Mariana Bezuglaya afirmou que o F-16 foi atingido pelo sistema de mísseis antiaéreos Patriot da Ucrânia "devido à falta de coordenação entre as unidades".

Quando os primeiros F-16 foram entregues à Ucrânia?

O primeiro lote de seis dos 80 F-16 prometidos à Ucrânia chegou no início de agosto.
Não está claro quem exatamente forneceu o primeiro lote: Bélgica, Dinamarca, Países Baixos e Noruega prometeram fornecê-los a Kiev.
O presidente dos EUA, Joe Biden, autorizou pela primeira vez os aliados europeus da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) a enviar F-16 para a Ucrânia em agosto de 2023.

Quanto custa o F-16?

O F-16 de fabricação norte-americana que foi entregue à Ucrânia pode custar até US$ 60 milhões (cerca de R$ 338,6 milhões), dependendo da configuração e possíveis atualizações, de acordo com algumas estimativas.
Segundo o The Wall Street Journal (WSJ), muitos dos F-16 prometidos à Ucrânia são de segunda mão e já têm décadas de tempo de voo.
Panorama internacional
Mídia: enviado pelos EUA a Kiev, F-16 ucraniano é destruído em acidente aéreo; piloto pode ter culpa

O que se sabe sobre o acidente?

De acordo com autoridades norte-americanas, o caça não foi abatido pelos militares russos. Fontes próximas aos militares ucranianos afirmam que o motivo do acidente é "desconhecido".
O avião era pilotado por Aleksei "Moonfish" Mes, um dos primeiros pilotos de Kiev a ser treinado no F-16. Ele morreu durante o acidente. Mes passou por meses de treinamento na Dinamarca, de acordo com a Forbes.
Autoridades norte-americanas, citadas pelo WSJ, disseram que os pilotos ucranianos fizeram um "curso de treinamento acelerado" para aprender a operar os F-16 e não tinham horas de voo.

O que o Estado-Maior ucraniano e o Pentágono dizem?

O Pentágono disse que não pode confirmar que o F-16 foi abatido pelo sistema Patriot.
O Estado-Maior ucraniano declarou que "uma comissão especial [...] foi nomeada para determinar as causas do acidente".
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar