Panorama internacional

Governo dos EUA 'ajudou' a China a obter mil patentes entre 2010 e 2024, diz mídia

O Escritório de Patentes e Marcas Registradas do país norte-americano comunicou dados que mostram uma cooperação significativa com a China desde 2010, escreve a Reuters.
Sputnik
O Pentágono, a NASA e outras agências governamentais dos EUA financiaram pesquisas que resultaram em mais de 1.000 patentes americanas para inventores baseados na China desde 2010, inclusive em áreas sensíveis como biotecnologia e semicondutores, revela uma pesquisa da agência britânica Reuters publicada na quinta-feira (29).
Ela citou dados do Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos EUA, que forneceu os dados este mês ao Comitê Seleto Sobre a China da Câmara dos Representantes do país norte-americano.
De acordo com o escritório, a agência concedeu 1.020 patentes de 2010 até o primeiro trimestre de 2024 que foram financiadas, pelo menos em parte, pelo governo dos EUA e envolveram pelo menos um inventor residente na China. No entanto, os dados não detalham se entidades ou indivíduos dos EUA compartilham as patentes.
Panorama internacional
Mídia: China burla bloqueios dos EUA a chips e IA através do serviço de nuvem da Amazon
Um total de 197 patentes diz respeito a produtos farmacêuticos e 154 a biotecnologia, ambos setores estratégicos para a China e os Estados Unidos.

"É alarmante que os contribuintes americanos tenham financiado involuntariamente mais de 1.000 patentes reivindicadas por entidades chinesas, sendo o Departamento de Defesa responsável por quase 100 dessas patentes", disse John Moolenaar, presidente do Comitê Seleto Sobre a China, em um e-mail à Reuters.

Segundo a mídia, os dados de patentes dos EUA serão mais um argumento para os pedidos de cancelar ou renegociar o histórico Acordo de Ciência e Tecnologia EUA-China, um acordo de cooperação de décadas.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Comentar