Panorama internacional

Rússia: atuação dos EUA com mísseis de longo alcance para Ucrânia força mudança na doutrina nuclear

O Kremlin disse nesta quarta-feira (4) que a Rússia estava ajustando sua doutrina nuclear, uma vez que os Estados Unidos e seus aliados ocidentais estavam ameaçando o país ao intensificar o conflito na Ucrânia e atropelar os legítimos interesses de segurança de Moscou.
Sputnik
Na explicação mais detalhada até o momento, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, vinculou a medida diretamente às "ameaças" criadas pelo Ocidente e culpou os Estados Unidos por destruir a arquitetura de segurança pós-Guerra Fria da Europa.
"O grau de envolvimento dos EUA no conflito em torno da Ucrânia está aumentando constantemente, não há pré-requisitos para que esse processo pare", disse Peskov.
O Ocidente, continuou, rejeitou o diálogo com a Rússia e adotou uma linha de ataque contra seus interesses de segurança, ao mesmo tempo em que alimenta "o conflito quente na Ucrânia".
Panorama internacional
Romênia aprova envio de Patriot para Kiev; EUA se aproximam de acordo para mísseis de longo alcance
Os comentários de Peskov aconteceram no IX Fórum Econômico do Oriente.

"São os Estados Unidos os responsáveis ​​pelo processo de provocação de tensão. Vemos uma tendência de que o nível de envolvimento dos EUA no conflito em torno da Ucrânia está aumentando constantemente. E não há motivos para supor que ele atingirá algum limite e não irá mais longe", disse o Peskov no evento.

O porta-voz afirmou que Moscou leva em conta que Kiev, de fato, atacará profundamente o território russo com armas de longo alcance norte-americanas.
Panorama internacional
Reino Unido planeja neutralizar arsenal nuclear da Rússia com mísseis de longo alcance, diz mídia
Ao mesmo tempo, Moscou não acredita que as eleições estadunidenses de novembro causarão grande impacto.

"O que vai acontecer, você pode tentar adivinhar o quanto quiser. Obviamente, é improvável que algo possa mudar. Mas algumas nuances podem ser introduzidas dependendo da configuração da próxima administração", disse Peskov no Fórum Econômico do Oriente.

Peskov acrescentou que a recusa do Ocidente em dialogar, seu ataque aos interesses de segurança da Rússia e a provocação à continuação do conflito na Ucrânia serão levados em consideração na renovada doutrina nuclear russa. O tema da segurança internacional será destacado durante a sessão "BRICS ampliado: novos fatores de estabilidade global" do fórum.
O IX Fórum Econômico do Oriente começou na terça-feira (3) e vai até sexta-feira (6). O evento está sendo sediado pela Universidade Federal do Extremo Oriente na cidade russa de Vladivostok.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Comentar