"Estamos cientes dessas publicações, mas no momento não estamos prontos para anunciar qualquer medida", disse o porta-voz do departamento militar norte-americano.
Mais cedo, a Reuters informou que os Estados Unidos e o Iraque chegaram a um acordo sobre a retirada gradual das tropas da coalizão liderada por Washington do país, com planos iniciais de que centenas de militares deixem o Iraque até setembro de 2025.
Anúncio de saída do Iraque adiado
Em agosto, o Ministério das Relações Exteriores do Iraque disse que o anúncio sobre uma data de término para a missão da coalizão liderada pelos Estados Unidos foi adiado. Na época, a pasta afirmou desconhecer os motivos e alegou que a expectativa era de um novo comunicado sobre a saída neste mês.
Aliado raro dos EUA e do Irã ao mesmo tempo, o Iraque abriga 2,5 mil tropas norte-americanas e tem grupos apoiados por Teerã ligados às suas forças de segurança. Bagdá tem testemunhado ataques crescentes de retaliação desde que a guerra Israel-Hamas na Faixa de Gaza eclodiu, em outubro de 2023.
Em 5 de agosto, pelo menos cinco militares americanos ficaram feridos em um ataque contra uma base militar no Iraque, conforme noticiado.