Os dados foram publicados no projeto de previsão do desenvolvimento socioeconômico da Rússia para 2025 e, também, o planejamento para os anos de 2026 e 2027.
"O ritmo de crescimento da economia neste ano está sendo avaliado de maneira mais otimista do que prevíamos em abril. Agora, acreditamos que o ritmo real de alta do PIB este ano será de cerca de 3,9%", disse o representante do ministério.
Anteriormente, o Ministério para Desenvolvimento Econômico havia previsto o crescimento da economia russa de 2,8%. No entanto, o ministro Maksim Reshetnikov mencionou que as previsões para o crescimento econômico estavam na faixa entre 3,5% e 4%, de acordo com o Banco Central.
Economia mostra crescimento sólido
Na última semana, a Reuters afirmou que a economia russa mostrou crescimento sólido em muitos setores, enquanto o desemprego permanece em baixa recorde, levando autoridades a sugerirem uma perspectiva melhor para o ano, apesar das sanções ocidentais devido ao conflito na Ucrânia.
Segundo dados citados pela mídia, a produção industrial russa aumentou 3,3% em julho, em comparação ao aumento de 2,7% no mês anterior, e 4,8% desde o início do ano, em comparação ao crescimento de 3,1% no mesmo período em 2023, informa a mídia.
As autoridades atribuíram esse crescimento ao forte investimento de capital, inclusive do setor privado, que no segundo trimestre aumentou 8,3% em relação ao ano anterior para US$ 92 bilhões (R$ 510 bilhões), após o crescimento de 14,5% no primeiro trimestre do ano.