A espaçonave conjunta europeia-japonesa BepiColombo, lançada em 2018, realizou seu quarto sobrevoo de Mercúrio. Em 4 de setembro ela passou apenas 165 quilômetros acima da superfície do planeta mais próximo do Sol, avança Space.com
A manobra de assistência gravitacional faz parte da viagem de oito anos da sonda para entrar em órbita em torno de Mercúrio, ajudando a reduzir a velocidade da nave espacial para manter a viagem no caminho certo.
A missão BepiColombo da ESA/JAXA completou com sucesso o quarto de seis sobrevoos assistidos por gravidade em Mercúrio, capturando imagens de duas crateras de impacto especiais enquanto utiliza a gravidade do planeta para se orientar para entrar em órbita ao redor de Mercúrio em novembro de 2026. Imagens de Facebook (rede social que faz parte da Meta, cujas atividades na Rússia são proibidas por serem consideradas extremistas).
As imagens incluem duas crateras de impacto significativas: Vivaldi, em homenagem ao famoso compositor italiano Antonio Vivaldi, e a recém-nomeada cratera Stoddart, denominada em homenagem à artista neozelandesa Margaret Stoddart.
Ambas as crateras apresentam bacias de anéis de picos, criadas por grandes impactos de asteroides ou cometas. As imagens ajudam a revelar mais sobre a história complexa das crateras e a história vulcânica de Mercúrio.