Mais de 2.600 hectares de território na zona de exclusão de Chernobyl foram atingidos pelas chamas decorrentes de incêndios florestais. A zona de exclusão é a área que continua isolada por conta da radiação gerada pelo desastre nuclear na usina em 1986.
A informação sobre o incêndio foi dada neste sábado (7) pelo jornal ucraniano Ukrayinska Pravda, que citou fontes do Ministério da Proteção Ambiental e Recursos Naturais da Ucrânia.
As notícias sobre o incêndio na região começaram a ser veiculadas no início desta semana. Na terça-feira (3), o chefe da administração militar regional de Kiev, Ruslan Kravchenko, informou que cerca de 20 hectares do solo da floresta da região estavam em chamas. Posteriormente, o número foi revisado para 420 hectares pelo Serviço de Estado para Situações de Emergência da Ucrânia, e chegou aos 2,6 mil neste sábado.
"A partir das 20h do dia 7 de setembro, aproximadamente 2,6 mil hectares de território foram cobertos pelo fogo na zona de exclusão de Chernobyl. A área final coberta pelo fogo será determinada após a extinção das chamas", diz o Ukrayinska Pravda.
O jornal relatou ainda que devido à situação de perigo na zona, o monitoramento da radiação no território foi reforçado. Na quarta-feira (4), especialistas de um centro meteorológico alertaram que as substâncias radioativas liberadas pelas chamas podem chegar à Polônia algum dia.