O anúncio foi feito na mesa redonda "LUTA PELA PAZ NO SÉCULO XXI. Manutenção da paz ativa no contexto da transformação do sistema de relações internacionais".
A conversa incluiu políticos e especialistas de alto nível da Rússia que discutiram, entre outras coisas, as peculiaridades da atividade humanitária no mundo moderno, em que questões políticas muitas vezes impedem boas iniciativas.
Assim, eles depositam grandes esperanças no Prêmio Internacional da Paz Lev Tolstói que, segundo disseram, deve ser um prêmio valorizado não só nos países do BRICS, mas em todos os países que querem a paz no mundo.
Segundo Konstantin Kosachev, vice-presidente do Conselho da Federação (câmara alta do parlamento) da Rússia, vivemos em um mundo em que muitos dos prêmios já são politizados por aqueles que tentam governar o mundo, pois já perderam seu sentido.
"Desejo que o Prêmio da Paz Lev Tolstói se torne mais internacional, para que não fique confinado ao círculo de nossos aliados e pessoas que pensam da mesma forma, para que se torne verdadeiramente global", disse.
Outro especialista político, Aleksei Shaposhnikov, presidente da Duma (parlamento) da cidade de Moscou, falando sobre a cooperação entre os deputados municipais dos países do BRICS, acredita que quanto mais cedo se estabelecerem laços de amizade entre países, capitais e megalópoles, maiores vão ser as chances de fortalecer um mundo multipolar justo.
"As capitais dos países do BRICS farão todos os esforços para garantir que o novo mundo multipolar seja construído sobre as normas da moralidade e do direito que sejam compreendidas por todos", disse ele, acrescentando que essas regras devem ser implementadas não para o benefício de um único país, mas de todo o mundo.
O presidente do Comitê de Assuntos Internacionais da Duma do Estado (câmara baixa do parlamento), Leonid Slutsky, opinou que hoje podemos ver uma "reencarnação" de uma das maiores obras da literatura mundial escrita por Lev Tolstói, "Guerra e Paz", que é o paradigma dominante da vida atual, e todos estão preocupados com o caminho que a civilização humana vai tomar.
O prêmio foi estabelecido em 22 de junho de 2022 pela Sociedade Histórica da Rússia, o Fundo Russo de Paz e a Sociedade Histórico-Militar da Rússia com o nome do escritor russo Lev Tolstói, um dos símbolos da cultura russa reconhecido mundialmente.