De acordo com o Ministério das Relações Exteriores russo, as negociações entre Lavrov e Vieira decorreram "em um ambiente construtivo", no qual "foram dados passos concretos para o maior desenvolvimento das relações russo-brasileiras e sua parceria estratégica".
Os dois diplomatas também discutiram a interação de Moscou e Brasília em plataformas multilaterais, sobretudo na ONU, no grupo BRICS e no G20 — formado pelos ministros de Finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Africana (UA) e União Europeia (UE) — bem como a crise ucraniana.
O chanceler russo, que chegou a Riad na véspera, já manteve negociações bilaterais com o seu homólogo da Arábia Saudita, o príncipe Faisal bin Farhan, bem como com o secretário-geral do CCG, Jasem Mohamed Albudaiwi.
Lavrov está na capital da Arábia Saudita, onde participou de reunião ministerial do diálogo Rússia-Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), para expandir ainda mais os laços econômicos com os parceiros de Moscou na região, abordando a agenda internacional e discutindo, entre outras coisas, uma série de crises — na Ucrânia, Iêmen e Síria, bem como o conflito palestino-israelense.
O CCG inclui Bahrein, Catar, Kuwait, Emirados Árabes Unidos (EAU), Omã e Arábia Saudita.