"Os 150 purificadores de água, doados por empresas para ajudar no abastecimento, foram anunciados pelo presidente Lula nesta terça-feira, em visita à região de Manquiri, no Amazonas", disse o governo em nota.
Os purificadores, com tecnologia brasileira, têm capacidade para tratar 750 mil litros por dia, fornecendo água limpa para 5 mil pessoas em 24 horas, segundo informações do governo.
Durante sua visita à região, Lula se reuniu com prefeitos, autoridades locais e moradores para entender as demandas e discutir os planos para aliviar a seca.
"Eu conheço o sofrimento das pessoas e sei o que a água não potável pode fazer com a saúde das crianças, mulheres e homens. Hoje trouxemos purificadores de São Paulo para serem distribuídos nas comunidades, facilitando a distribuição de água limpa para até 5 mil pessoas em 24 horas", disse o presidente Lula.
Como solução de longo prazo para evitar o isolamento das comunidades que dependem do transporte fluvial, Lula se comprometeu a terminar a rodovia BR-319, um projeto controverso e inacabado devido ao seu alto custo e impacto ambiental.
Sua conclusão sempre foi muito contestada pelos movimentos ambientalistas, mas Lula destacou nesta terça-feira que as cidades não podem ficar isoladas e prometeu que o trabalho será feito com responsabilidade.