Panorama internacional

Kim anuncia nova elaboração de políticas para 'aumentar exponencialmente' número de armas nucleares

Em discurso no aniversário de fundação da Coreia do Norte na segunda-feira (9), Kim Jong-un afirmou que o país deve preparar mais detalhadamente sua "capacidade nuclear e sua prontidão para usá-la adequadamente a qualquer momento a fim de garantir os direitos de segurança do Estado".
Sputnik
Segundo o líder, Pyongyang está "agora executando perfeitamente a política de construção das forças armadas nucleares para aumentar o número de armas nucleares por progressão geométrica, e as forças de combate nucleares da república estão sendo operadas sob o sistema de comando e controle rigoroso", informou a mídia estatal KCNA nesta terça-feira (10).

"Uma forte presença militar é necessária para enfrentar as diversas ameaças representadas pelos Estados Unidos e seus seguidores", acrescentou Kim, afirmando que a Coreia do Norte está enfrentando uma "grave ameaça" do que vê como um bloco militar nuclear liderado pelos EUA na região.

O vice-ministro da Defesa da Coreia do Sul, Cho Chang-rae, e seus colegas norte-americanos e japoneses condenaram hoje (10) a recente diversificação de sistemas de lançamento nuclear, testes e lançamentos de múltiplos mísseis balísticos norte-coreanos.
Panorama internacional
'Necessidade urgente': Coreia do Norte está construindo nova base naval em meio a tensões
Reunidos em Seul, os três reafirmaram o compromisso de fortalecer a cooperação trilateral para garantir a paz na região, inclusive dissuadindo as ameaças nucleares e de mísseis da Coreia do Norte, de acordo com uma declaração conjunta divulgada pelo Departamento de Estado dos EUA e citada pela Reuters.
Eles também concordaram em realizar um segundo exercício militar trilateral conhecido como Freedom Edge em um futuro próximo.
"As forças que chamam a força armada nuclear norte-coreana de ameaçadora apenas revelam sua admissão de que têm a intenção hostil de atacar a Coreia do Norte com armas nucleares. Sob as diferentes ameaças representadas pelos Estados Unidos e seus seguidores e sob as circunstâncias de segurança que enfrentamos, a posse de um poder militar poderoso é o dever e o direito à existência que nosso partido e governo não devem perder nem um momento e não fazer nenhuma concessão", afirmou Kim em seu discurso.
A República Popular Democrática da Coreia foi estabelecida no Norte em 9 de setembro de 1948, ou seja, este ano, o Estado completou seu 76º aniversário.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar