Mais cedo na terça-feira (10), o ministério informou que a fragata realizou o lançamento de Kalibr em um alvo marítimo a uma distância de 200 quilômetros a partir do mar de Barents no âmbito do exercício Oceano 2024. A entidade militar anunciou ontem o início do exercício estratégico planejado Oceano 2024 que durará até 16 de setembro, inclusive.
Das manobras que ocorrem nas áreas marítimas dos oceanos Pacífico e Ártico e mares Mediterrâneo, Cáspio e Báltico participam mais de 400 navios de guerra, submarinos e embarcações de apoio da frota, mais de 120 aeronaves e helicópteros da aviação naval da Marinha e da Força Aeroespacial da Rússia, cerca de 7.000 armas, equipamentos militares e especiais, bem como mais de 90.000 militares.
Os mísseis de cruzeiro Kalibr são umas das munições mais eficazes usadas pelos navios de superfície e submarinos russos. Estes mísseis ficaram conhecidos durante a operação na Síria.
O primeiro uso em combate dos sistemas Kalibr aconteceu em 7 de outubro de 2015, quando navios da Flotilha do Cáspio dispararam mísseis contra alvos no território sírio, a mais de 1.500 quilômetros de distância.