A Conab revelou que o Brasil deve colher menos 21,4 milhões de toneladas de grãos na atual temporada, na comparação ao ciclo anterior. A redução acontece diante das condições adversas do clima no período, segundo a companhia. Além da região Centro-Oeste, foram afetados pelos baixos volumes de chuva os estados de Maranhão, São Paulo, Tocantins, Piauí, Paraná e Bahia. Na outra ponta está o Rio Grande do Sul, que registrou uma alta histórica nas precipitações.
"Os estados paulista e paranaense, além do Mato Grosso do Sul, também apresentaram condições adversas durante o desenvolvimento das culturas de segunda safra. Ainda assim, esta é a segunda maior safra a ser colhida na série histórica", enfatizou a entidade.
Já a área utilizada para a produção dos grãos chegou a 79,82 milhões de hectares, um aumento de 1,6% na comparação com o ciclo anterior. Diante da queda no volume, a produtividade média das lavouras chegou a 4.072 quilos de grãos por hectare, uma diminuição de 8,2%.
Principais volumes de grãos produzidos no Brasil
Cultura responsável pelo maior volume colhido no Brasil, a soja também foi a mais afetada pelo clima adverso no país, com uma produção de 147,38 milhões de toneladas, uma queda de 7,23 milhões na comparação com a safra anterior.
Já com relação ao milho, as chuvas irregulares reduziram a colheita em Minas Gerais e foram colhidas 115,72 milhões de toneladas do grão, uma queda de 12,3%.