Notícias do Brasil

Brasil projeta queda de 21,4 milhões de toneladas na colheita de grãos na temporada devido ao clima

Número foi divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta quinta-feira (12) e apontou produção brasileira em quase 299 milhões de toneladas de grãos na safra 2023/2024.
Sputnik
A Conab revelou que o Brasil deve colher menos 21,4 milhões de toneladas de grãos na atual temporada, na comparação ao ciclo anterior. A redução acontece diante das condições adversas do clima no período, segundo a companhia. Além da região Centro-Oeste, foram afetados pelos baixos volumes de chuva os estados de Maranhão, São Paulo, Tocantins, Piauí, Paraná e Bahia. Na outra ponta está o Rio Grande do Sul, que registrou uma alta histórica nas precipitações.
"Os estados paulista e paranaense, além do Mato Grosso do Sul, também apresentaram condições adversas durante o desenvolvimento das culturas de segunda safra. Ainda assim, esta é a segunda maior safra a ser colhida na série histórica", enfatizou a entidade.
Já a área utilizada para a produção dos grãos chegou a 79,82 milhões de hectares, um aumento de 1,6% na comparação com o ciclo anterior. Diante da queda no volume, a produtividade média das lavouras chegou a 4.072 quilos de grãos por hectare, uma diminuição de 8,2%.
Notícias do Brasil
Brasil ultrapassa EUA pela 1ª vez e se torna maior produtor e exportador mundial de algodão

Principais volumes de grãos produzidos no Brasil

Cultura responsável pelo maior volume colhido no Brasil, a soja também foi a mais afetada pelo clima adverso no país, com uma produção de 147,38 milhões de toneladas, uma queda de 7,23 milhões na comparação com a safra anterior.
Já com relação ao milho, as chuvas irregulares reduziram a colheita em Minas Gerais e foram colhidas 115,72 milhões de toneladas do grão, uma queda de 12,3%.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Comentar