De acordo com o jornal South China Morning Post, a China está pronta para proteger ainda mais suas reservas de elementos de terras raras em cerca de 5 milhões de toneladas em meio à crescente competição internacional, após uma descoberta na província de Sichuan, no sudoeste do país.
A China é a maior produtora mundial de elementos de terras raras, que incluem 17 óxidos metálicos, com 44 milhões de toneladas de depósitos, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA.
"Diante da nova situação de competição internacional [...] o grupo manterá os maiores interesses da nação em mente, para fazer novas e significativas contribuições para salvaguardar a segurança dos recursos de terras raras da China", disse empresa estatal China Rare Earth Group, em uma declaração no seu site oficial, no sábado (14).
O domínio das terras raras da China tem levantado cada vez mais preocupações geopolíticas em meio à crescente rivalidade tecnológica entre a China e os EUA enquanto Pequim, como resposta à guerra comercial travada com Washington, tem restringido seu fornecimento e exportação de elementos de terras raras.
As exportações de terras raras da China nos primeiros oito meses do ano aumentaram 6,4% ano a ano para 38.755 toneladas, enquanto o valor da exportação caiu 40,2% para US$ 341,2 milhões (aproximadamente R$ 1,9 bilhão), mostraram dados alfandegários apontados pela apuração.
A China foi responsável por entre 80 e 90% da produção global de terras raras no início da década de 2010, mas esse domínio diminuiu para cerca de 70% em 2023 em meio a um aumento global no fornecimento de terras raras, segundo o Serviço Geológico dos EUA.