Os sapadores minaram remotamente uma seção do terreno na área de possível avanço das forças ucranianas, de acordo com o ministério.
"Equipadas com sensores sísmicos e chips eletrônicos, as minas são capazes de detectar o tipo de alvo que se aproxima e só funcionam em alvos estritamente programados, seja equipamento militar ou pessoa que passa", detalhou a entidade militar russa.
O ministério acrescentou que uma série de tanques ucranianos e veículos de transporte de pessoal tanto de produção soviética como estrangeira foram destruídos por minas inteligentes do sistema Zemledelie.
O equipamento, que opera como um sistema de foguetes de lançamento múltiplo, é capaz de disparar projéteis de 122 mm contendo minas antipessoal ou antitanque, a uma distância de até 15 quilômetros. Uma única salva de Zemledelie pode transformar vários milhares de metros quadrados de terra em um campo minado mortal.
As minas implantadas por este sistema podem ser pré-programadas para se autodestruírem após um certo período, garantindo assim que os campos minados colocados por esta arma não representam ameaça aos civis após o fim dos combates.