Durante o fórum, entre outros temas, serão discutidas as demandas de inovação da indústria e a formação de novas abordagens na produção. Além disso, o evento abordará questões relacionadas à melhoria da eficiência dos recursos energéticos tradicionais em um contexto de crescente demanda, conforme descrito no programa do evento.
Segundo Anton Kobyakov, assessor do presidente da Rússia e secretário-executivo do Comitê de Organização do evento, o tema do fórum "reflete os desafios atuais enfrentados pela indústria", incluindo a obtenção de liderança tecnológica no setor energético, sua orientação social, assim como manter "um equilíbrio entre as fontes de energia tradicionais e as novas para garantir o desenvolvimento sustentável".
Quanto à cooperação internacional, está prevista uma reunião a respeito da colaboração entre Rússia e África em questões energéticas, bem como um encontro dos ministros de energia dos países do BRICS.
Como os combustíveis russos desempenham "um papel-chave no mercado global", as decisões tomadas no evento "terão impacto no desenvolvimento do setor energético global e na economia no futuro", declarou o vice-primeiro-ministro russo, Aleksandr Novak.